sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A teoria INATISTA, AMBIENTALISTA E INTERACIONISTA.

As em diferentes concepções de homem e do modo como ele aprende resultou nesses conceitos. Lembrando que o momento e a visão de mundo foram determinantes na formação.

Teoria Inatista

É uma teoria baseada na crença de que as características e capacidades básicas de cada ser humano são inatas, ou seja, já estariam praticamente prontas no momento do nascimento ou potencialmente definidas e na dependência do amadurecimento para se manifestar. O ser humano já nasce pronto. O destino individual de cada ser humano já estaria determinado antes do nascimento. Influenciadas nas ideias que o ser humano já nasce com todas as características fornecidas por Deus. A teoria Inatista do Desenvolvimento é inspirada nas premissas do idealismo filosófico. O mundo real é um mero fenômeno da consciência.

Teoria Ambientalista

Esta teoria também chamada behaviorista ou comportamentalista, busca sua inspiração na filosofia empirista onde a experiência é a fonte de conhecimento, atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento; preocupa-se em explicar os comportamentos observáveis do educando, desprezando a análise de outros aspectos da conduta humana tais como: o raciocínio, o desejo, a imaginação, os sentimentos e a fantasia, entre outros. Defende a ideia de que o meio é quem determina tudo.

Teoria Interacionista

Observa-se neste teoria, a criança sendo concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Apoiam-se na ideia de interação entre o organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Novas construções dependem das relações que estabelecem com o ambiente numa dada situação.

Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida. A ideia básica como o nome sugere é a interação onde o ser humano e o meio exercem ação recíproca.

5 comentários:

  1. Gostei do post, resumido e objetivo.

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  2. como enfatiza Piaget, a socialização faz parte do nosso aprendizado.

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  3. Parabéns pela ótima explicação,conseguir entender melhor depois dessa excelente explicação 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

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