quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O Psicopedagogo na escola – e os problemas de aprendizagem

Paulo Eduardo Martins

pp Pensando sobre a  Aprendizagem, sabemos que estamos aprendendo desde nosso nascimento. Todo esse processo de aprendizagem vai ocorrendo na estimulação do ambiente sobre o indivíduo vem sendo inserido, a partir daí ele vai tecendo sua rede de saberes, a partir da qual irá interagir com o meio social, determinando suas ações, suas reações, enfim suas práticas sociais.

A Psicopedagogia tem como proposta um auxilio no desenvolvimento de projetos favoráveis às mudanças educacionais, visando evitar processos que conduzam as dificuldades da construção do conhecimento.

O Psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem uma atuação preventiva. Na escola, o psicopedagogo poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares, como a organização da instituição; Métodos de ensino; Relação professor/aluno; Linguagem do professor, dentre outros.

Ainda poderá atuar preventivamente junto aos professores, explicitando sobre habilidades, conceitos e princípios para que ocorra a aprendizagem. Ainda trabalhando com a formação continuada dos professores, na reflexão sobre currículos e projetos junto com a coordenação pedagógica, atuando junto com a família/alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, apoiado em uma visão holística, levando-o a aprender a lidar com seu próprio modelo de aprendizagem, considerando que esses problemas podem ser derivados:

    • das suas estruturas cognitivas
    • de suas questões emocionais
    • da sua resistência em lidar com o novo
    • ou  outra derivação que possa se apresentar.

O desafio é grande, mas vale a pena. E quando vemos os bons resultados a motivação do profissional psicopedagogo aumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário